nos concentramos em todo o processo do projeto, desde a concepção até a conclusão

Conheça alguns projetos concluídos

Projetos Geotécnicos

Aterros sobre Solos Moles

AEROPORTO DE CARGAS DE ANÁPOLIS

Estudo de estabilidade para a construção de uma pista de taxi-way no Aeroporto de Cargas de Anápolis, no estado de Goiás. As soluções propostas foram definidas a partir de uma série de análises, tendo sido escolhidas soluções que apresentam o melhor custo-benefício considerados valor de investimento e tempo de obra.

PORTO DE ITAQUI

Adoção de projeto de aceleração de recalques baseada na combinação das técnicas de aterro de sobrecarga e geodrenos verticais, realizando um monitoramento  das poropressões e recalques em piezômetros, sendo instalados no local, após a construção do aterro, placas de recalque e marcos superficiais, para garantir a eficiência do tratamento.

ALPHAVILLE ANÁPOLIS

Após estudo, jugou-se como a solução mais vantajosa para o projeto a instalação de geodrenos sob o sistema viário do condomínio, bem como suavização e reforço dos taludes com geogrelha para seções que apresentam FS<1,3.

Contenção / Estabilização de encostas e taludes

AEROPORTO DE CARGAS DE ANÁPOLIS

A estrutura de contenção em Terra Armada foi concebida com o objetivo de contribuir no suporte da alça do aterro do Aeroporto de Cargas de Anápolis, garantindo os Fatores de Segurança mínimos para que se mantenha a estabilidade global do modelo, tanto ao final da construção quanto no longo prazo.

 

ALPHAVILLE ANÁPOLIS

Em função das condições geotécnicas locais, jugou-se mais vantajoso o uso de suavização e reforço dos taludes com a aplicação de geogrelhas .

PROJETO PRODUIS

O talude, quando em condições instáveis, pode vir a sofrer uma ruptura global, caso ocorra um evento de chuvas intensas e a estrutura não for estabilizada.  Na área da comunidade São José, localizada na cidade de Niterói – RJ, foi realizado uma estabilização com solo grampeado e concreto projeto, em uma área total de 1225,3 m² de face, visando aumentar a estabilidade global do talude.

Contenção / Estabilização de blocos rochosos

PROJETO PRODUIS

Dadas as dimensões e posição de um bloco apoiado em rocha com grande inclinação e a possibilidade de deslizamento em direção às residências situadas abaixo deste, foi executado a construção de contrafortes chumbados em rocha, distribuídos ao longo da base do bloco.

PROJETO PRODUIS

Visando a estabilização do bloco, foi realizado a instalação de chumbadores ancorados em rocha e protendidos na carga de trabalho dimensionada.

Elaboração de mapas de risco

PROJETO PRODUIS

Situada na margem esquerda do Rio Arraial, localizada no município de Guaratuba, com área de drenagem de 173 Km², e reservatório com capacidade de aproximadamente 5 hm³.

Com o intuito de revitalizar as estruturas da barragem, A VTB Engenharia realizou estudos de estabilidade e avaliação da distribuição de tensões no concreto e na fundação da barragem.

Posteriormente também foram realizados os projetos executivos de perfurações e injeções de fissuras com bicos de injeção e de drenagem da fundação e maciço da barragem, inclusive com os procedimentos detalhados para realização dos serviços junto com os projetos as built.

Proteção Superficial de Taludes

PROJETO PRODUIS

Com histórico de deslizamentos de grandes proporções do tipo “corrida de detritos”, foi adotado como serviços de melhoria na estabilidade das encostas, o plantio e manutenção do capim vertiver em linhas, totalizando uma área tratada de 3 hectares.

prodius - proteção
ferrovia norte sul

FERROVIA NORTE-SUL

Visando a estabilização dos taludes em solo, foi adotado o projeto de execução de uma solução composta por geocélulas preenchidas com solo fértil e hidrossemeadura para proteção superficial ao longo da Ferrovia Norte-Sul no trecho localizado entre os municípios de São Simão e Paranaiguara, no estado de Goiás.

 

 

Rebaixamento de Lençol Freático

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

Após a constatação, realizada através de visitas à oba, do afloramento do lençol freático com uma vazão média a ser drenada de 0,49 m³/h, foi adotado um sistema contendo colchões drenantes interligados por trincheiras e, por fim, reservatórios para o bombeamento.

FERROVIA NORTE-SUL

No trecho km 110+600 ao km 111+800, localizado no município de Palmeiras de Goiás—GO, da ferrovia em questão, foram observados movimento de massa relacionados com a ruptura nos taludes, causadas pela relação inadequada entre resistência do solo e inclinação dos taludes pela presença de lençol freático em nível elevado. As soluções envolvem a execução de drenos horizontais profundos e a construção de muro gabião com reaterro do talude existente.

ESTUDOS DE ESTABILIDADE, PERCOLAÇÃO E DEFORMAÇÃO

RECUPERAÇÃO DE VOÇOROCA

Este estudo visa, através de uma análise de sensibilidade com variação dos parâmetros de resistência do solo (coesão e ângulo de atrito) e das condições de saturação do solo, avaliar as condições de estabilidade do talude. A elaboração do estudo avaliou premissas como: Geometria do talude baseada pela ação erosiva de águas de escoamento superficial, resultando na formação de uma voçoroca e fator de segurança mínimo adotado em função do previsto na NBR 11682/2009.

voçoroca
alpha - floripa

ALPHAVILLE

O projeto apresenta um estudo para o tratamento de solo mole em área na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. Para a implementação do empreendimento foi previsto o aterro sobre o solo mole do terreno tanto para o sistema viário quanto para a área residencial do condomínio. Neste caso o estudo objetivou limitar os recalques no sistema viário, baseando-se em laudos de ensaios de campo do tipo SPT.

FERROVIA NORTE-SUL

Para direcionar adequadamente o controle da estabilidade local e recuperação da galeria de drenagem na Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre o Córrego Jaboti e o Pátio de Uruaçu, localizado no km 291+500m, no Estado de Goiás, foram adotadas soluções que englobam o monitoramento de deslocamentos através de utilização de marcos superficiais, medidores triortogonais de aberturas, micro estacas injetadas na região interna da galeria, bem como a execução de grampos verticais e junta de dilatação na fratura da galeria.

COSMED—GALPÃO DE FRALDAS

O projeto em questão teve como finalidade apresentar o dimensionamento de uma solução para assegurar a estabilidade de taludes de escavação com uso de solo grampeado combinado com estacas em perfis metálicos e face em placas de concreto. O projeto foi elaborado obedecendo os critérios de segurança preconizado pela ABNT NBR 11682/2009.